domingo, 24 de novembro de 2013

Sol LeWitt

  LeWitt nasceu em Hartford, com uma família de judeus imigrantes da Rússia . Sua mãe o levou para aulas de arte no Wadsworth Atheneum em Hartford.  Depois de receber um BFA da Universidade de Syracuse , em 1949, LeWitt viajou para a Europa, onde foi exposto ao antigo mestre da pintura. Pouco tempo depois, ele serviu na Guerra da Coréia , primeiro na Califórnia , em seguida, Japão e, finalmente, a Coréia . LeWitt mudou-se para Nova York em 1953 e montou um estúdio no Lower East Side, no antigo assentamento judaico Ashkenazi em Hester . Durante este tempo, ele estudou na Escola de Artes Visuais e ao mesmo tempo perseguir seu interesse em design em Seventeen magazine, onde fez colar-ups, mecânicos e fotocópias.  Em 1955, ele era um designer gráfico no escritório do arquiteto IM Pei por um ano. Naquela época, LeWitt também descobriu o trabalho do falecido fotógrafo do século 19 Eadweard Muybridge , cujos estudos em seqüência e locomoção foram uma influência precoce. Essas experiências, combinadas com um trabalho de nível de entrada como recepcionista e atendente noite ele levou, em 1960, no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, influenciaria o trabalho posterior de LeWitt.
  No MoMA, colegas de trabalho de LeWitt incluído colegas artistas Robert Ryman , Dan Flavin e Robert Mangold , eo futuro crítico de arte e escritor, Lucy Lippard que trabalhou como uma página na biblioteca. Curador Dorothy Canning Miller famoso 1.960 exposição 's now "Dezesseis americanos" com trabalhos de Jasper Johns , Robert Rauschenberg , e Frank Stella criou uma onda de emoção e discussão entre a comunidade de artistas com quem LeWitt associada. LeWitt também fez amizade com Hanne Darboven , Eva Hesse e Robert Smithson .
   LeWitt ensinado em várias escolas de Nova York, incluindo Universidade de Nova York e da Escola de Artes Visuais , durante o final da década de 1960. Em 1980, LeWitt deixou Nova York para Spoleto, Itália . Depois de voltar para os Estados Unidos no final de 1980, LeWitt feito Chester, Connecticut , a sua residência principal.  Ele morreu aos 78 anos em Nova York, de complicações de câncer. 

          Sol LeWitt (1965)


   LeWitt é considerado como um dos fundadores de ambas Minimal e arte conceitual . Sua prolífica dois e faixas de trabalho tridimensionais a partir de desenhos de parede (mais de 1200, dos quais foram executados) para centenas de obras em papel que se estende até as estruturas em forma de torres , pirâmides , formas geométricas e progressões. Estes trabalhos variam em tamanho de instalações Galeria de porte para monumentais peças ao ar livre. Primeiras esculturas de LeWitt série foram criados na década de 1960, utilizando o formulário modular da praça em arranjos de complexidade variável visual.
    
 Sol LeWitt- Untitled litografia 1992 

 No início de 1960, LeWitt começou a criar suas "estruturas", um termo que ele usou para descrever seu trabalho tridimensional. Seu uso freqüente de estruturas abertas e modulares origina-se do cubo , uma forma que influenciou o pensamento do artista a partir do momento que ele se tornou o primeiro artista. Após a criação de um órgão de início de trabalho composta de objetos de madeira forma fechada, fortemente lacadas à mão, em meados dos anos 1960, ele "decidiu retirar a pele completamente e revelar a estrutura." Esta forma esquelética, o cubo aberto radicalmente simplificada, tornou-se um bloco de construção básico da obra tridimensional do artista. Em meados da década de 1960, LeWitt começou a trabalhar com o cubo aberto: doze elementos lineares iguais ligadas em oito cantos para formar uma estrutura esquelética. Desde 1969, ele iria conceber muitas de suas estruturas modulares em grande escala, a serem construídos em alumínio ou aço por fabricantes industriais. Cada uma de suas grandes cubos abertos é de 63 centímetros de altura, aproximadamente nível dos olhos. Nessa escala, o artista apresentou proporção corporal para sua unidade escultural fundamental. 


Sol LeWitt- Torre(1984) Museu de Arte de Figge (EUA)
 A partir de meados da década de 1980, LeWitt compôs algumas de suas esculturas de blocos de concreto empilhados, ainda gerando variações dentro restrições auto-impostas. Neste momento, ele começou a trabalhar com blocos de concreto. Em 1985, o primeiro cimento Cube foi construído em um parque em Basel . A partir de 1990, LeWitt concebeu diversas variações em uma torre para ser construído usando blocos de concreto.  Em uma mudança de seu vocabulário geométrica conhecida de formas, as obras LeWitt realizados no final de 1990 indicam nitidamente crescente interesse do artista em formas curvilíneas um pouco aleatórias e cores altamente saturadas.


Sol LeWitt- Pirâmide de quatro lados(1999)






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