terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nancy Holt

   Nascida em abril 1938 75 anos, é uma artista americana famosa por sua
escultura pública, arte instalação e land art. Ao longo de sua carreira, Holt produziu obras também em outras mídias, incluindo filme, fotografia e livros de escrita do artista.



Nancy Holt


  Nancy Holt nasceu em Worchester, Massachusetts. Ela passou uma grande parte de sua infância em Nova Jersey. Ela foi educado na Universidade de Tufts, em Medford, Massachusetts . Três anos depois de se formar, ela se casou com o artista ambiental Robert Smithson , em 1963. Holt começou sua carreira artística como fotógrafa e como uma artista de vídeo. Este envolvimento com fotografia e câmera óptica são pensados ​​para ter influenciado suas posteriores obras de terraplanagem, que estão "literalmente vendo dispositivos, pontos fixos para monitoramento das posições do sol, a terra e as estrelas". Hoje Holt é mais amplamente conhecida por seu grande trabalhos ambientais escala, dom Túneis e Dark Star Parque . No entanto, ela criou ao local e ao tempo  obras ambientais em locais públicos em todo o mundo. Holt contribuiu para diversas publicações, que têm caracterizado os seus artigos e fotografias escritas. Ela também é autor de vários livros. Holt recebeu cinco National Endowment for the Arts Bolsas, Nova Iorque criativas Artista Bolsas e um Guggenheim Fellowship. Holt junto com Beverly Pimenta é um destinatário da International Sculpture centro 2013 Lifetime Achievement Award em Contemporary Sculpture. Ela atualmente trabalha e reside em  Galisteo, no Novo México.




Nancy Holt e Os Túneis de Sol



   Um trabalho monumental da artista Nancy Holt, os Túneis de Sol são feitos de quatro manilhas de concreto com diâmetro aproximado de 3 metros cada, com 6 metros de comprimento. Este pôr do Sol em um dia frio e nublado ocorreu em data próxima ao solstício de inverno de 2010. Durante as horas entre o pôr e o nascer do Sol, buracos nas laterais das manilhas projetam a luz do Sol em suas paredes interiores, formando um mapa das principais estrelas das constelações de Draco, Perseu, Columba, e Capricórnio.
   Os túneis estão dispostos em formato de um grande X para um alinhamento correto em relação ao pôr do Sol e ao nascer do Sol de solstício. Nesta foto impressionante através de um Túnel de Sol, o Sol está bem no horizonte. E quem estiver no Deserto da Grande Bacia (Great Basin Desert) nas cercanias de Lucin, no estado americano de Utah, em datas próximas ao solstício poderá ver o Sol nascer e se pôr através de Túneis de Sol. 
    Na astronomia,solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano.
   Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Os Túneis do Sol estão localizados a aproximadamente 150 milhas de carro de outra obra interessante, do artista Robert Smithson, conhecida como Spiral Jetty.




 Este vídeo mostra melhor a obra de  Nancy Holt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário