domingo, 24 de novembro de 2013

Robert Morris

     Entre 1948 e 1950, Morris estudou engenharia na Universidade de Kansas . Em seguida, ele estudou arte, tanto a Universidade de Kansas e no Kansas City Art Institute , bem como filosofia na Reed College  . Ele interrompeu seus estudos em 1951-1952 para servir com o Exército dos Estados Unidos Corpo de Engenheiros  , no Arizona e na Coréia.  Depois de se mudar para Nova York em 1959 para estudar escultura, recebeu o grau de mestre em História da Arte em 1963 do Hunter College .

  Robert Morris (Artista)

   Inicialmente, um pintor, trabalho de Morris da década de 1950 foi influenciado pelo expressionismo abstrato e, particularmente, Jackson Pollock . Enquanto vivia na Califórnia, Morris também entrou em contato com a obra de La Monte Young e John Cage . A idéia de que fazer arte era um registro de uma performance do artista no estúdio levou a um interesse em dança e coreografia. Durante a década de 1950, Morris, assim, cresceu interessados ​​em dança, enquanto vivia em San Francisco com sua esposa, a bailarina e coreógrafa Simone Forti.  Morris mudou para Nova York em 1960, onde ele encenou uma performance baseada na exploração de corpos no espaço em que uma coluna quadrado vertical depois de alguns minutos no palco cai. Morris desenvolveu a mesma idéia em suas primeiras esculturas mínimas duas colunas mostradas em 1961, e L Beams (1965).
   Em Nova York, Morris começou a explorar o trabalho de Marcel Duchamp fazer peças que direta responderam a de Duchamp . Em 1963, ele teve uma exposição de esculturas mínimo no Green Gallery , em Nova York, que foi escrito sobre por Donald Judd . No ano seguinte, também na galeria verde, Morris exibiu um conjunto de formas poliedro de grande escala construídos a partir de 2 x 4s e compensados ​​cinza-pintada.  Em 1964, Morris planejou e executou duas obras desempenho célebre 21,3 no qual ele lábio sincroniza a uma leitura de um ensaio de Erwin Panofsky e site com Carolee Schneemann . Morris se matriculou na Hunter College , em Nova York (sua tese de mestrado foi sobre o trabalho de Brâncuşi ) e em 1966 publicou uma série de ensaios influentes "Notas sobre a escultura" em Artforum . Ele exibiu dois L Beams na seminal 1966 exposição, " estruturas primárias ", no Museu Judaico de Nova York.


Robert Morris- 1967/1986, aço e malha de aço (Galeria Nacional de Arte)

   Em 1967, Morris criou a vapor , uma peça inicial de Land Art. Até o final dos anos 1960 Morris estava sendo destaque em exposições em museus na América, mas o seu trabalho e escritos atraiu críticas de Clement Greenberg . Seu trabalho tornou-se maior escala ocupando a maior parte do espaço da galeria com uma série de unidades modulares ou pilhas de terra e sentido. Untitled (rosa de feltro1970), por exemplo, é composto de dezenas de peças cortadas de feltro industrial-de-rosa que foram caiu no chão.  Em 1971, Morris projetado uma exposição para a Tate Gallery, que ocupava toda a galeria central escultura com rampas e cubos. Ele publicou uma foto de si mesmo vestido com S & M engrenagem em um anúncio em Artforum , semelhante a um por Lynda Benglis , com quem Morris tinha colaborado em vários vídeos.


 Obra de Robert Morris
                                        

   Ele criou o Observatório Robert Morris na Holanda, um "Stonehenge moderno", que identifica os solstícios e os equinócios . É nas coordenadas 52 ° 32'58 "N 5 ° 33'57" E. 
    Durante os anos 1970 posteriores Morris mudou para trabalho figurativo, um movimento que surpreendeu a muitos dos seus apoiantes. Temas dos trabalhos eram muitas vezes o medo de uma guerra nuclear . Durante a década de 1990 voltou para o seu trabalho inicial supervisão reconstruções e instalações de peças perdidas.




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